Ninguém conta nem admite, mas a estatística mostra que 40% da população sofre com as escamas brancas que ficam evidentes roupas com cores mais escuras.
1- A caspa aumenta no inverno?
A célula do couro cabeludo de quem sofre com a caspa se renovam a cada 15 dias, sendo que o período normal é de 30 dias. Essa renovação acelerada faz com que as células percam a adesão ao couro cabeludo, que acaba descamando. No frio, por causa da água quente do banho e da desidratação natural, o quadro pode sim se agravar.
2- O que mais contribui para o problema do aparecimento de casca?
Como o couro cabeludo de quem tem caspa está desidratado e sensível, qualquer agente irritante pode agravar o problema. Entre eles, o excesso de uso de secador, os alisamentos a base de produtos químicos e até as tinturas.
3- Além daquela poeirinha branca, o que posso sentir?
Nos quadros médicos e graves (chamados de dermatite ou seborreia), há a presença de uma inflação, feridas no couro cabeludo e coceira. Nesse caso, o ideal é consultar um dermatologista.
4- Passar shampoo especifico para caspa resolve o problema?
É importante você saber que a caspa não tem cura, mas é bem controlada com o uso dos shampoos que levam na fórmula ativos (como cetoconazol ácido salicílico, piroctona olamina, zinco e até alcatrão) que diminuem a oleosidade, ajudam a remover a descamação e combatem fungos a bactérias que estão em desequilíbrio no couro cabeludo.
Em casos graves, o médico pode receitar comprimidos com ação antinflamatória como os corticóides.
Dica:
Deixe o shampoo anticaspa agir no couro cabeludo por pelo menos 3-4 minutos antes de enxaguar. Massageie o couro cabeludo completamente, tendo o cuidado para não arranhar com as unhas, esfregue suavemente, porque as unhas podem danificar as raízes.
Quer uma dica fácil, passe o shampoo no cabelo e deixe agir, enquanto isso esfregue o rosto de seu corpo, quanto acabar enxágue a cabeça.
5- Mas os shampoos anticaspa vão deixar meus fios ressecados?
Nem sempre isso acontece. Os cosméticos evoluíram bastante, hoje, com formulas modernas, já é possível remover a oleosidade e as escamas da raiz sem ressecar as pontas.
Mesmo assim, você pode deixar o shampoo anticaspa para lavar o couro cabeludo e utilizar um outro para o comprimento.
6- Tenho obrigatoriamente que usar shampoo anticaspa para sempre?
Como a caspa está bastante associada as stress e uma alimentação gordurosa, pode ser que o problema diminua se você mudar alguns hábitos. Assim, dá para dispensar o shampoo em determinadas fases.
Espero que tenha ajudado você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário